terça-feira, 11 de novembro de 2014

ai... que estresse

   Se estressar é completamente normal! Não existe um ser humano relacional que não tenha se estressado uma vez na vida com algo ou alguém! A mãe que se estressa com o filho preguiçoso ; a patroa que se estressa com a secretária do lar descuidada; o marido que se estressa com a esposa que estourou o cartão de crédito dele; o funcionário que se estressa com o chefe autoritário que quer tudo para "ontem"; etc.
   O problema está quando essa forma estressada no indivíduo é mais comum do que a relaxada.
   Para ilustrar melhor, imagine que quando o corpo segura algo pesado, os músculos, principalmente dos braços , ficam retesados com o gasto dessa energia de força. Porém no momento em que se deixa de carregar o peso, esses músculos relaxam. No entanto se o individuo ficar suportando por muito tempo esse peso, poderá provocar uma lesão muscular. Isso pode se aplicar na pessoa como um todo, pois ao permanecer se estressando em relacionamentos difíceis e pesados, ou seja, gastando excessivas quantidades de energia, pode acarretar prejuízo ao organismo. 
  Um dos primeiros estudos feitos sobre estresse foi realizado pelo canadense Hans Selye que repartiu os sintomas do estresse em 3 momentos sucessivos que são o alarme, a resistência e em seguida o esgotamento. O interessante é que após o esgotamento, percebeu-se o surgimento de doenças como úlcera, hipertensão  arterial, artrites e lesões no músculo cardíaco. 
  Se você se identificou com o que leu, comece a se questionar: "O que tem me estressado?"; "O que o outro faz que me estressa?"; "Para que me estresso tanto com isso?" (Note que a pergunta é "Para que?" e não "Por que?"); "O que tenho feito que contribua para me estressar?"; "De que forma permito que o outro me estresse?". Se foi difícil responder a essas questões, procure a ajuda de um psicólogo! Não se permita chegar ao esgotamento!

Um comentário:

  1. Quando procuro ajuda de um psicólogo... Aprendo à gerenciar minhas emoções...

    ResponderExcluir